setembro 2020

POR QUE FAZER AULAS DE BALLET CLÁSSICO?

Nós sabemos que o ballet clássico traz muitos benefícios para a criança e para o adulto, mas afinal, por que fazer aulas de Ballet Clássico?

Para ter um mais:

EQUILÍBRIO MOTOR

Sabe-se que ele é fundamental para diversas atividades do dia-a-dia e para a manutenção da independência das pessoas, sendo as situações de desequilíbrio fatores possivelmente responsáveis por quedas e, consequentemente, associados ao risco de lesões.

AUMENTO DE FLEXIBILIDADE

Pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais esticarem sem danos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento. Para bailarino a flexibilidade é importante para executar alguns passos com leveza e técnica, trabalhando a musculatura certa para que o movimento aconteça da maneira que ele tem que ser.

COORDENAÇÃO MOTORA

O ballet clássico é uma forma de dança através do qual a criança que o prática desenvolve o seu repertório motor de maneira geral, além de fortalecer a sua musculatura. Para o desenvolvimento adequado das várias habilidades do ballet, a coordenação de movimentos é fundamental. A leveza e sincronia dos gestos corporais, associado a sequência dos movimentos, requerem do praticante uma boa coordenação motora. Tudo isto apoiado numa postura corporal e ritmo, adequados a cada situação da dança.

BOA POSTURA

Postura, do latim positūra, é a posição adoptada por alguém a uma determinada altura ou relativamente a algum assunto. Num sentido físico, o conceito de postura está associado à correlação entre as extremidades e o tronco e as posições das articulações. Muitos pais procuram o Ballet para correção da postura, e isso é possível com a prática. Se esse tal problema não for corrigido o quanto antes, poderá seguir por toda a vida.

AGILIDADE

A agilidade é a capacidade física de deslocar o corpo no espaço o mais rápido que seja possível mudando o centro da gravidade sem perder sequer o equilíbrio nem a coordenação.

PERDA DO MEDO DE ENFRENTAR O PÚBLICO

Muitos acham que a criança de 3 aninhos não consegue entrar no palco e se apresentar, ou aquelas crianças um pouco mais velhas mas muito tímidas. Nas aulas é trabalhado o lado emocional de cada criança para conseguir sim enfrentar um público grande e dançar lindamente!

AMIZADES PARA O RESTO DA VIDA

Além de tudo citado acima, elas têm melhores amigas no ballet, e essa amizade que nasce nas aulas perduram para a vida inteira, não é o máximo?

48363825_395716184302494_4894865324060442624_n
IMG-20180917-WA0167
20180918_191904
20180905_181240

POR QUE A MEIA CALÇA CONVERSÍVEL TEM FURINHO EMBAIXO DOS PÉS?

Essa é uma dúvida muito comum quando alguém vai comprar meia calça conversível independentemente da cor (rosa, salmão, cor de pele, preta).

Normalmente a meia calça é usada por baixo do Collant.

Antigamente na iniciação das sapatilhas de ponta era muito difícil colocar esparadrapos para cuidar dos machucados ou ter a opção de colocar a ponteira por baixo da meia fina. Depois que começaram a criar meias com os famosos furinhos embaixo dos pés ficou muito prático e fácil calçar uma sapatilha de ponta!

Meia calça convesível

Mas eu não uso sapatilha de ponta ainda, preciso comprar essa meia?

A resposta é SIM! A Meia calça conversível apresenta grande durabilidade, é macia, flexível e bastante resistente, sem contar que, ela serve para manter suas pernas aquecidas e ajuda a evitar lesões.

Em dia de apresentações você pode colocar um sapato aberto, não é o máximo?

DICA EXTRA

Sua meia calça rasgou? Passe esmalte incolor, isso vai ajudar a não abrir mais o furinho e durar mais um pouco!

Design sem nome

Gostou desse post? Deixe seu comentário!

 

POR QUE O USO DO UNIFORME NAS AULAS DE BALLET É TÃO IMPORTANTE?

O uniforme é parte integrante da disciplina. É imprescindível o seu uso durante as aulas e ensaios de dança, pois além de favorecer os movimentos, os alunos poderão realizá-los de forma mais confortável, adequada e segura. É muito importante que o professor possa visualizá-las durante as aulas para poder cor­ri­gir sua pos­tura e suas linhas. Fica difí­cil para um pro­fes­sor visu­a­li­zar suas cos­tas, bra­ços, joe­lhos se esti­ver ves­tindo rou­pas ina­de­qua­das, lar­gas e até escu­ras (no caso de meias, por exemplo).
  • A meia calça serve para manter suas pernas aquecidas e ajuda a evitar lesões;
  • O collant é importante para que a professora veja sua linha postural, abdômen e quadril devidamente encaixados;
  • A saia também pode ser usada por cima do collant (mas consulte antes as normas da sua escola);
  • As sapatilhas também são indispensáveis para o aprendizado, pois sem elas os movimentos ficam restritos ou até mesmo impossíveis de serem realizados;
  • Os cabelos devem estar SEMPRE presos e, com grampos e rede da cor do cabelo. Fios e franjas caindo no rosto das bailarinas atrapalham na execução dos movimentos.

Na época de frio, pode usar polai­nas, cal­ças mais jus­tas, blu­sas jus­tas, segunda-pele, para fazer o aque­ci­mento. Lembrando que nenhum des­ses itens podem te incomodar, e você não precisa ficar a aula inteira com eles, ok?

20200902_131023_0000

Gostou desse post?